domingo, abril 23, 2006

Globo e você: tudo a ver... (com RJ e SP)

Até rimou o título acima se você ler com boa vontade. E é uma rima bem irritante não acham? É impossível não assistir à TV Globo sem se cansar de ouvir sobre RJ e SP, não necessariamente nesta mesma ordem. Mas durante a semana até que vai, porque eu mal assisto televisão mesmo. O problema é no final de semana. Para reles mortais como eu que não possuem uma antena do tipo SKY ou Directv (só para não ter mais canais para ficar passando sem achar nada pra assistir, sabe?) ter que sucumbir à Rede Globo é algo inevitável. A situação piora se você é um amante do futebol. Seu time gaúcho do coração vai jogar, você liga a televisão animado para ver a partida e de repente, se depara com Flamengo x algum time qualquer, ou então Corinthians x algum time qualquer. E eles fazem questão de não passar time gaúcho na Globo. Mesmo que o idolatrado Corinthians jogue contra o Grêmio, por exemplo, eles não transmitem. Deve ser para evitar o vexame nacional caso um time deles perca, como aconteceu.

Deixando o futebol de lado, vamos pensar um pouco na programação de Domingo. Isso mesmo, a primeira coisa que nos vem à cabeça é "Domingão do Faustão". Preciso comentar isso? Programa chato, ridículo, feito por um apresentador que não tem mais nada de interessante para dar ao público brasileiro, que tem como atrações principais Banda Calypso, Bruno e Marrone e grupos de pagode mela-cueca. Convenhamos, a única coisa que me atrai na hora do Faustão é quando começa as Vídeocassetadas. Não sei como eles competem com o GUGU ainda, porque a audiência é um fator diretamente ligado à proporção de carnes à mostra, ou seja, nisso o Programa Legal ganha até do Canal do Boi.

Quando eles tentam fazer algo que seja mais interessante, como por exemplo, abordar questões sociais ou científicas (nota do autor: o Fantástico conseguiu estragar o Mythbusters) tudo é voltado para quem?? Exatamente. Cariocas e paulistas.
Cansei dessa bobagem. Não que eu seja um alienado, que não se interessa pelo que acontece em outros lugares. Mas é que o único lugar que eu não vejo comentado em cadeia nacional é o meu! Daí a gente pára pra pensar um pouco, o que somos para o resto do Brasil? Acho que o Brasil não vai com a nossa cara. Nossa música não sobe pra lá, enquanto música até do Pará invade as rádios gaúchas. Somos discriminados até politicamente. As vantagens vão todas para o "eixo do mal".

Imaginem só se o núcleo da comunicação fosse gaúcho. Que maravilha seria hein? Teríamos aos domingos programas como o "Domingo TRI Legal" apresentado pelo Mano Lima. Na Globo gaúcha poderíamos ter o "Domingão do Felipão", apresentado pelo ex-técnico da seleção brasileira. Talvez até um Talk Show, do tipo "Programa do Gaúcho da Fronteira" e nos programas esportivos falar exaustivamente sobre Internacional, Juventude, XV de Novembro e um pouquinho do Grêmio também, apenas dando breves notas sobre os outros times do país. As novelas aconteceriam todas em Gramado e Canela, cenas no litoral seriam apenas em Torres, pra não fazer feio contra os litorais magníficos do resto do Brasil. Enfim, seria um mundo melhor. O Correio do Povo seria o jornal mais lido nacionalmente, e FRUKI o refrigerante mais vendido. A música gaúcha apagaria o funk e o calipso do mapa. Todo mundo seria fã do Tchê Garotos, e o Papas da Língua finalmente alcançaria seu sonho de ser conhecido fora do Rio Grande do Sul.

O fato é que somos muito diferentes. E isso é nossa nação. Um monte de gente diferente sob a égide de dois estados. Me desculpem meus amigos paulistas e cariocas mas, "Ôrra meu, isso é muita sacanagem, exxtou cerrto ou naum?"
Ainda bem que o Ronaldinho Gaúcho é gaúcho, assim eles lembram que o melhor do mundo veio do melhor do Brasil. Agora dá licença que eu vou assistir ao Altas Horas Crioulo, com Neto Fagundes.

Boa semana a todos.

3 comentários:

RoGeR disse...

Cara o bom de ter um blog é tu expor as tuas idéias e quem não concorda foda-se ou faça melhor... no meu caso eu vou concordar e acabarei escrevendo um pequeno texto de minhas opiniões sobre o que tu escreveu...

Eu tenho tantas idéias pra escrever, mas acabo escrevendo o que tá a mais tempo na minha cabeça, idéias novas eu deixo amadurecer. Eu pensei em escrever sobre um movimento que existe por aí, o 'Sul é meu país'. Vi alguns adesivos em carros e até existe uma comunidade no orkut a respeito disso... esse movimento tem ganhado força pelo sul do paísm pricipalmente do RS. Não sei muito deles mas não devem ser separatistas, querem apenas uma atenção maior ao sul do país, concordo com eles. O sul sempre foi rejeitado por tudo e por todos desde a época do império, ressalvas quando os presidentes eram gaúchos. Os moradores de outros estados dizem que os gaúchos são bairristas. Concordo, eu sou bairrista, mas é porque amo o RS e acho que ele nunca devia ser renegado a 4ª estado no cenário nacional, visto que SP e RJ lideram seguidos por MG que fica ali puxando o saco deles e usando suas saídas para o mar.
Muitos consideram o falhaço da revolução farroupilha uma pena, eu as vezes também acho, mas pensando melhor não é bom ficar remuendo o passado e pensar apenas no presente.

Já agora para falar sobre tv vou parafrasear um humilde taxista do RJ, quando lá eu me encontrava para o show dos Rolling Stones. Notando nosso sotaque gaúcho, eu estava com 2 amigos nascidos e criados no RS e com sotaque de POA ainda carregado, perguntou nossa procedencia... falamos que éramos do RS. Ele disse que conhecia apenas Passo Fundo, quando uma vez foi levar um cliente até lá (viagem longa RJ - Passo Fundo)... mas papo vai papo vem ele com apenas essa frase ganhou minha amizade eterna: Voces estão gostando do RJ? Sim respondemos, ele falou pois é aqui só tem 2 problemas. O tráfico e a rede globo de televisão... a conversa a seguir foi minutos xingando a globo... O problema é que a globo praticamente domina a informação no país. Rádios, jornais e tv... (a sky e a net pertencem a globo) e recentemente eles tentam dominar a internet com o portal globo.com.

Só posso dizer algumas coisas a respeito de alguns fatos citados acima (existem MUITOS outros mas já fico grande demais isso).
- Ser gaúcho é uma das melhores coisas que pode ter me acontecido.
- A globo fede e tomara que ela peça falência.
- Nessas horas eu queria silvio santos para presidente.
- Com certeza qualquer programa com o Mano Lima seria melhor do que com o Faustão.
- E antes do meu abraço pro gaitero uma pergunta: Se a globo fosse responsável pela concurso Miss Brasil (atualmente transmitido pela Bandeirantes) as gaúchas seriam sempre soberanas? (não só as gaúchas mas recentemente, catarinenses e uma tocantinense.)

Um abraço... pra ti e pro gaitero.

Anônimo disse...

Bãe agora ficou feio eu comentar aqui depois de ler a bíblia do Roger hehe.
Mas ta legal, gostei do texto Chubby. Ri do domingo tri legal mas depois fiquei triste do ".. um pouquinho de Grêmio..".
É a vida né amiguinho, cada um com seus problemas (já que o Roger não comentou).

Parabéns =)

NightCrawler disse...

Lá vou eu com mais informação. Sabiam que a rede Bobo alcança atualmente 99.9% do território nacional? Isso quer dizer que nem o Índio coitado no MEIO da selva amazônica não consegue assistir outra coisa. Sabiam também que é o poder legislativo que permite as concessões de TV, e que estranhamente a Bobo ganhou todas nos últimos 20 anos? (nada a ver, só porque é o Congresso, onde a maior porcaria rola solta, eles não protegem quem interessa) Sabia que somos considerados uma "fábrica de novelas" no exterior? É, as únicas coisas do Brasil que são boas lá fora é petróleo, biodiversidade , novela e mulher, fora a tecnologia que eles nos roubam para vender de volta por uma fortuna.

Desde a época dos escravos, mudou muita coisa, os brancos foram escravizados também, se varreu a sujeira prá baixo do tapete, se emburreceu o povo para incutir uma ideologia. E estamos aqui. Ainda bem que eu tenho faculdade! Hoje um colega meu escreveu acender com "s". Ele só tirava 10 em português no 2º grau... Eu estou no último ano... Nunca estudei mais que 4 horas para nenhuma prova...

Sem comentários...