terça-feira, abril 11, 2006

Tempo, tempo, tempo da minha cabeça

Einstein era incrível. Ele conseguiu fazer uma teoria que mudou a visão do mundo no que se relaciona a espaço-tempo. Sem falar na relação direta da matéria com energia. O cara era um gênio. Mas como ele mesmo afirmou na Teoria da Relatividade, tudo depende de um certo ponto de vista, do observador em relação ao objeto analisado, afinal, tudo é relativo.
Essa é uma verdade inalterável, que pode ser afirmada por provérbios populares, do tipo "O que pode ser bom pra você pode não ser bom pra mim", "pimenta no olho dos outros é refresco", "a fome é o melhor tempero", "Há males que vem pra bem", e por aí vai. Todos afirmam de alguma maneira que sob uma determinada perspectiva a mesma situação pode ter dois julgamentos ou mais.
E é assim que somos o tempo todo. Somos relativos. Quem nunca foi a alguma festa que achou ótima, ao passo que outra pessoa que foi à mesma festa a achou péssima? Mais um exemplo: se todos fôssemos responder com sinceridade a pergunta "como vai?" as respostas seriam as mais variadas, pois nem todo mundo vai "bem, obrigado".

Ultimamente tenho tido uma sensação em relação ao tempo. Anos, meses, semanas, dias, horas e minutos parecem estar voando! Venho perguntando isso a algumas pessoas no dia-a-dia, e quase sempre a resposta coincide com minha opinião. Mas por que isso? Parece até que alguns cientistas malucos andaram pesquisando sobre a rotação da Terra, para verificar se o tempo estava realmente passando mais rápido, ou seja, o planeta estaria girando mais rapidamente. Duvido muito. Acho que isso é tudo relativo. Nossa vida está em alta velocidade, a todos os momentos. Pense nesta máquina que está à sua frente. Você se comunica com seu amigo que está em outro continente em questão de segundos. Antigamente, você mandaria uma carta através de um mensageiro e se ele chegasse vivo no destino a sua mensagem seria transmitida, e muito tempo depois seria respondida. Uma viagem para outra cidade, de digamos, uns 120 km de distância; atualmente, isto leva uma hora e meia, dependendo do motor e do pé que o comanda, uma hora ou menos, talvez. Antigamente isso seria uma aventura, leve mantimentos!

Talvez todas essas coisas que tornam nossa vida mais rápida nos dêem a sensação de que o tempo voa. "Tempo é dinheiro", já dizia o capitalista. Para ele, quanto mais rápido passar o tempo, melhor, mais dinheiro. Todos queremos dinheiro.
Há coisas que fazem diminuir o ritmo da nossa sensação de tempo. Por exemplo, a ansiedade. Já encomendou alguma compra que você desejava faz algum tempo? Ela leva uma eternidade para chegar, mesmo que a "eternidade" seja uma semana. Ao contrário daquele trabalho que foi dado pelo professor da faculdade com o prazo de 2 meses, que sempre quer os trabalhos com muita urgência. Temos diferentes idéias para cada situação.

Quero saber de você. Qual é sua sensação de tempo atualmente? Pode pensar no seu dia-a-dia ou então nesse feriadão que está terminando. Pode dizer sua sensação nesse exato momento, tipo: "o tempo tá passando muito lentamente porque esse texto chato não termina nunca". Só para dar um exemplo. Caso queira desabafar algo que necessite privacidade, pode ser por e-mail. Daqui a um mês eu volto a falar sobre esse assunto e dizer o que achei desse intervalo entre estas publicações tão relativas. E vamos pra mais uma semana, pois uma coisa é certa: o tempo não pára.

6 comentários:

RoGeR disse...

Cara esse ano passa mais rápido mesmo pra todo mundo, pelo menos no Brasil.
Encare... tivemos um carnaval 'tarde' fim de fevereiro, daqui uns dias tem a copa do mundo que fazem 1 mês inteiro passar como se fosse uma semana! Depois começa as histórias de eleições e tal... quando a gente ve já é natal de novo. Isso sem contar que esse ano tem uma quantidade infindável de feriados que podem/devem/foram imendados. Isso faz com que o tempo corra mais rápido que nos outros anos. Junte isso agora com o impeto da idade... aí é como tu mesmo parafraseou o Cazuza: "O tempo não para."
abraço..

Anônimo disse...

comentei com o arthur ontem mesmo.. as vezes dias, semanas podem parecer não passar assim tão rapido. mas ai voce para pra pensar e putz, tá ficando velho. pra mim é muito estranho lembrar que a pouco tempo atras (tudo bem, nao tao pouco, mas é o que parece), nos estavamos sentados na praça de tarde, tomando um "cocão" depois das provas do "véio". e hoje, a mesma galera tá dirigindo carros, fazendo faculdade e dizendo que "a boate vai tá cheia de cria hj". bah, ai eu me assusto, a gente cresceu e nem viu, como tempo passa e a gente nem percebe!!

Anônimo disse...

só mais um comentario... nao sei se voces lembram da serie WONDER YEARS (Anos incríveis) que passava na cultura.. mas no último episódio o Kevin larga essa:

AS COISAS NUNCA SAEM EXATAMENTE COMO PLANEJAMOS;
A GENTE CRESCE NUM INSTANTE,UM DIA ESTAMOS DE FRALDA,E NO OUTRO VAMOS EMBORA;
MAS AS RECORDAÇOES DA INFANCIA FICAM CONOSCO POR MUITO TEMPO.
LEMBRO-ME DE UM LUGAR,
DE UMA CIDADE,
DE UMA CASA,COMO UMA PORÇAO DE CASAS,
DE UM JARDIM,COMO UMA PORÇAO DE OUTROS JARDINS,
DE UMA RUA ,COMO UMA PORÇAO DE OUTRAS RUAS.....
A VERDADE É QUE DEPOIS DE TANTO TEMPO,AINDA ME RECORDO....
"FORAM ANOS INCRIVEIS"

Anônimo disse...

O new tá certo, depois dos 20 meus amigos, o tempo VOA!!! A relatividade do tempo é algo muito pessoal, como tu mesmo falou, e essa pessoalidade se refere muitas vezes ao estado emocional e de espírito de quem te responder. Eu por exemplo, com monografia, provas, trabalho, parece que o tempo voa. Mas nas férias, quando não tinha absolutamente nada para fazer, passou tranquilo, devagar. Quando estou ansioso, preocupado, o tempo passa devagar, se arrasta. No entanto, já passamos do primeiro terço do ano, falta só mais dois. Quando espero algo ou tenho um prazo, o tempo passa voando e nem lembro de vê-lo passar.

Anônimo disse...

vc e um merda cara!

Anônimo disse...

Muito obrigado senhor xd, um comentário desses vindo de tamanha personalidade realmente me engrandece. E não se esqueça de assistir a Xuxa amanhã.