sexta-feira, agosto 25, 2006

O Mamute Missioneiro

Mamute da espécie Mammutes Tiarajuensis


Estava eu assistindo um programa de tevê um dia desses, quando uma reportagem chamou-me a atenção. Tratava-se de uma novidade em um museu oceanográfico em Rio Grande: uma enorme e atrativa armação de um esqueleto de algum animal pré-histórico, montado baseado em fósseis descobertos um tempo atrás. Uma grande estrutura foi preparada para que os visitantes pudessem se admirar de tal feito. Ao lado, havia uma lojinha vendendo camisetas e outras bugigangas com o tema do novo fóssil de animal marinho descoberto. Observei ali um lucrativo negócio, uma forma de turismo pouco explorada em nosso estado, e fiquei pensando comigo mesmo: "quem garante que esse animal realmente existiu? Quem garante que esses fósseis sejam autênticos? Quem foi o gênio que inventou isso pra ganhar dinheiro???".

Realmente eu não acredito em paleontologia e coisas do gênero. Sou ignorante sobre o assunto mesmo, e não vejo lucro pessoal em conhecer o mínimo sobre isso. Se o seu trabalho é dedicar a vida a ficar passando de leve uma escovinha em uma rocha, tentando encontrar pêlo em ovo, considere-se uma pessoa infeliz.

Mas vejo uma prospectiva muito rica para o turismo paleontológico. Especialmente aqui, na região das Missões, no Rio Grande do Sul. Essa é uma das regiões mais ferradas do estado, com grande êxodo de pessoas para os grandes centros, sem indústrias significativas, com agricultura falida e com concentração de renda em funcionários públicos e donos de bar (que podem ser a mesma pessoa). Então penso que esse turismo fóssil seja uma boa alternativa para gerar renda por aqui. Alguns dirão: "mas já temos turismo como fonte de renda, olhe as ruínas das missões e a Rota Missões". Para quem disser isso eu condeno uma vida de balconista em loja de roupa ganhando um pouco menos de 450 reais por mês.

PENSE GRANDE!! É óbvio que ninguém se interessa na xaropagem da Rota Missões, que isso está jogado às traças pelos políticos locais, e sem qualquer interesse da iniciativa privada. Por isso sugiro a invenção do MAMUTE MISSIONEIRO. Perfeito! Não temos mar, logicamente só pode ser algo de peso como esse tal parente dos paquidermes como os conhecemos. Aproveitaremos também para dar uma levantada no moral das Ruínas. Diremos que os fósseis foram descobertos no sítio arqueológico das Ruínas, e que sabe-se agora que os povos antigos chegaram a conhecer e até a domesticar os bichos. Imaginem só, Sepé Tiaraju do alto de seu Mamute Missioneiro de guerra, gritando: "Esta terra tem dono!".

Depois é só algum artista rabiscar uns traços rupestres em alguma parede escondida das ruínas e está feito o marketing do novo turismo das Missões. Venderemos camisetas, bonés, brochuras e outras quinquilharias para tirar dinheiro dos turistas. Dá até pra fazer um parque temático mais tarde, se algum visionário investir.

Está aí. A salvação da nossa economia regional! Ah, o que seria desse povo se não fosse eu...

5 comentários:

NightCrawler disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
NightCrawler disse...

Sei lá, posso estar errado. Quando ao Mamute das Missões, idéia aprovada, o babaca que encontrou aquele "elo perdido" nos anos 40 não ficou famoso e só foi desmascarado 20 anos depois? Imagina em 20 anos quanto venderemos com essa idéia... Esse é meu primo! Eu quero ser sócio!

Anônimo disse...

ah, como acadêmica de turismo, vlw pela força ao turismo!! aehuaehu

Anônimo disse...

gostei da idéia "o mamute missioneiro"!!!! posso ser sócia tbém???? eh acho ki ia dar muito mais lucro ki a nossa empresa de móveis!!!
....mas a parte do Sepé sentado em cima do tal do mamute gritando "essa terra tem dono"...
ia ser a marca registrada...
valeu colega!!! continua aí ...tah bem massa teu flog...
bjusss

RoGeR disse...

cara...
eu lembro que quando te mostrei as fotos de uma excursão da minha 4ª série tu me conto algo relacionado... e então tu teve a idéia do mamute missioneiro, que eu disse que ia postar no meu blog... mas dai a Cesár o que é de César...
fico massa o texto... e ahhh um mamute missioneiro... ia vir neguin até da Turcomenistão pra ver isso ;D
abraço