terça-feira, junho 05, 2012

Orgulho



            Quantas vezes você já viu aquela frase "orgulho de ser...", seguida de algo como: gaúcho / nordestino / brasileiro / branco / preto / japa / gay / hétero / anão ... e mais um milhão de coisas imbecis desse tipo? Pois eu vejo isso o tempo todo, na internet, em adesivos de carro, frases de pára-choque de caminhão, em camisetas, ou simplesmente ouvindo uma conversa informal. Pois bem, toda vez que eu vejo esse slogan na verdade eu leio "orgulho de ser BABACA".

Façamos uma experiência simples. Digitar no Google o início dessa frase para ver as sugestões. Aqui está o que surgiu em minha tela:

Curiosamente, me encaixo nas quatro sugestões de pesquisa. Deve ser a sabedoria do Google que direciona os resultados de acordo com o usuário. Mas chamo a atenção para o seguinte: gaúcho, hétero, colorado e brasileiro. Quantas dessas coisas eu pude escolher ser? Vejamos:

  • Gaúcho: nasci no estado do Rio Grande do Sul, sendo, portanto, um gaúcho. Não pude escolher isso.
  • Hétero: há quem diga que a pessoa nasce com determinada sexualidade. Outros dizem que é influência do meio. Penso que em qualquer situação dificilmente alguém escolhe se quer ser gay ou hétero ou outros. Simplesmente é. Sem escolha.
  • Colorado: eu não pude escolher, estava no sangue, para minha sorte. Mas há quem escolha para qual time vai torcer. E embora eu chame esses torcedores de "modinha", eles existem e geralmente são bem orgulhosos.
  • Brasileiro: não pude escolher. Nasci aqui.

O que quero dizer é que na maioria das vezes as pessoas são orgulhosas de algo que elas não escolheram ser. E é aí que mora a babaquice.

De acordo com o maior responsável pelo desenvolvimento das monografias brasileiras, o site da Wikipédia, o conceito de orgulho é: "... um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal". Ao meu ver, isso significa que só faz sentido expressarmos orgulho por algo que conquistamos, por que lutamos. Afinal, que orgulho eu posso ter do simples fato de ser gaúcho? Nenhum! Por que alguém que nasceu no estado do RS tem que se sentir mais orgulhoso do que alguém que nasceu fora dele? Não faz diferença nenhuma! É como ter orgulho de ser de alguma raça. Você simplesmente nasceu assim. Não é algo que você conquistou. Orgulhar-se disso é demonstrar ser uma pessoa que não tem conteúdo adquirido, sem algo interessante para oferecer.

Tenho orgulho de algumas coisas. Todas elas foram conquistas minhas. Tenho orgulho de ser pós-graduado, de ser concursado do Banrisul (empresa que está no 106º lugar no ranking das 500 melhores do país), de ter meu carro, meu apartamento, ser professor de inglês e tocar em duas bandas. Pode não ser nada perto de muita gente que conheço, quero deixar claro que não estou querendo me vangloriar, quem me conhece sabe que não é de meu feitio. Mas são coisas pelas quais lutei, não simplesmente nasci com elas. Posso me orgulhar delas se eu quiser.

Portanto, se você me disser que tem orgulho de ter sua profissão eu vou achar isso bem legal. Mas se for para se vangloriar de algo pelo qual você não fez nenhum esforço para ser ou ter, então é melhor ficar calado, pois tudo que ouvirei será "orgulho de ser um baita de um babaca".

Nenhum comentário: