domingo, maio 27, 2012

Estes meus cabelos brancos



Essa semana olhei-me no espelho e encontrei um fio de cabelo branco. Estava ali, destacando-se entre os fios escuros de minha costeleta (palavra horrível) direita. Fiquei virando a cabeça de um lado para o outro, na esperança de que fosse apenas o reflexo da luz fluorescente que de alguma forma estivesse me dando a impressão de ter um cabelo branco. Mas não adiantou. Até com a luz apagada ele ainda estava lá. Foi a primeira vez que encontrei um fio tão esbranquiçado. Já havia achado um levemente claro um tempo atrás, por acaso, que mais parecia um fio defeituoso, uma exceção à regra do meu escalpo, e nem dei bola. Mas este era diferente. Este berrava entre os demais, e não tive escolha senão arrancá-lo sem piedade.

Após tê-lo arrancado, nos encaramos. Olhei para aquele indivíduo grisalho, o acusador das areias do tempo, e refleti por um momento (já que estava em frente ao espelho). Pra falar a verdade, não achei tão ruim assim. Ele era apenas um, sendo que vários amigos meus de igual ou menor idade já tinham vários desses nas laterais de suas cabeças. E quantos conhecidos nem cabelo mais possuíam? Ora, é melhor ter alguns fiozinhos brancos do que nenhum, pensei.

E aí fui mais  adiante. Pensei em quantos mais viriam nos próximos dias, meses ou anos. Isso tendo a certeza de que teria mais dias, meses ou anos para envelhecer. Trabalhando em banco constantemente ouvimos sobre a morte das pessoas, clientes ou não. E comecei a me dar conta de quantos jovens já haviam morrido nos últimos anos aqui na região, a maioria em acidentes de carro. Sequer chegaram a ter um fio de cabelo branco, o que é muito triste. Pensando nisso tudo, olhei para aquele fio grisalho e sorri. As pessoas em geral tem medo de envelhecer e adquirir rugas, perder cabelo ou disposição física. Esquecem que a alternativa disso é muito pior.

Por isso peço que meus amigos cuidem-se sempre. Para que tenhamos muitas histórias para contar e relembrar, quando tivermos apenas cabelos brancos.

Atirei o fio branco solitário na pia e liguei a torneira. Pois que venham outros, serão muito bem-vindos.

Respeitem estes meus cabelos brancos, vai que um dia ficam iguais aos do George Clooney.

Um comentário:

NightCrawler disse...

Tenho vários, nunca arranquei nenhum. São um atesto da passagem do tempo mesmo, e eu gosto de notar a passagem do tempo, mesmo com o frio na barriga.