domingo, setembro 24, 2006

Políticos Profissionais


Pare um momento e pense em quantas formas de propaganda política você viu ou ouviu essa semana que o irritou profundamente. Poderíamos fazer uma estatística disso. Ao sair de casa pela manhã, com o que me deparo no portão da minha casa? Dezenas de panfletinhos com fotos ridículas de políticos ridículos, estampando algum número de forma chamativa para atrair a atenção dos votantes.
Pensei eu: "será que esses distintos cidadãos pensam que eu vou votar neles só porque eles sujaram a calçada da minha casa com papel inútil?". Totalmente inútil! Pegue alguns desses panfletos e compare-os. Tente encontrar uma razão para votar em um deles e não nos outros. Agora me diga qual foi a razão.
Que razão teria em um panfleto com uma foto de alguém? Porque ele ou ela é mais "bonitinho" que os outros? Só pode. Não expõe idéias, fatos, muito menos ideologias ou novas possibilidades. No máximo vem algum slogan batido que é usado em toda a época de eleição, com alguma rima idiota com o nome e o cargo eletivo em questão, ou com o número.

Outra coisa que me irrita bastante são os carros de som anunciando propagandas políticas. No máximo eles tocam algum jingle com o objetivo de grudar nas nossas cabeças os nomes e números dos infelizes. E o pior é que conseguem!! Aposto que você saberia cantar no mínimo 2 jingles de candidatos.
Mas novamente, esse tipo de propaganda não expõe nada de construtivo para o povo, que deveria se sentir como massa de manobra cada vez que visse ou ouvisse isso. Eu me sinto. E não voto.

Qual seria a solução pra isso?
Em uma produtiva conversa com dois amigos, chegamos à conclusão de que os políticos deveriam ser profissionais. Exato! Com curso superior e tudo, imaginem, bacharel em ciências políticas. E para ser eleito, deveria fazer concurso público, como qualquer outro funcionário. Aí sim eu quero ver se vai continuar essa balbúrdia.

Se você ainda está em dúvida sobre qual candidato votar nessas eleições, ou nas que se seguirem, faça o seguinte: mande um e-mail para o candidato que você simpatiza mais, e pergunte sobre seu plano de governo, suas idéias para seu mandato, tire suas dúvidas pessoais sobre a vida do cidadão (biografia, currículo, etc.). Se você obter resposta, já será uma grande coisa! Aí então caberá a você julgar o conteúdo dela.

Tentei procurar um plano de governo de alguns candidatos. Mas tudo que achei nos sites foram adesivos para imprimir com o número deles. Esses não vão passar no vestibular da faculdade de políticos...

3 comentários:

NightCrawler disse...

"Olê, olê, olê, olá! Lula! Lula!"
"Vote no Cardinalllll, o seu deputado estadualllll"

Tem mais, e piores... Essas duas passaram aqui na frente do apartamento enquanto escreve esse comentário.

Sinceramente, eles nos agarram pela gola, puxam para perto e gritam nos nossos ouvidos: "Seu ignorante!". Que falta faz um "Rocket Launcher" nessas horas. Ah meus amigos, eu sinceramente estou decepcionado, tomei uma decisão, meu voto só ganha aquele que:

1) Não repetir as mesmas promessas.
2) Mostrar alguma AÇÃO! Quero saber que DIABOS ele vai fazer para cumprir o que promete.
3) Ter transparência, um currículo, biografia, plano de governo, todas as informações que eu quero disponíveis de forma fácil. O email vai pegar!
4) Por favor, considerem tirar aqueles museus do governo, minha nossa, tem deputado criando TEIA DE ARANHA! Precisamos de sangue novo!

Vote Carlos Felipe para as eleições de 2014!

RoGeR disse...

cara algumas coisas a considerar mesmo depois de ter passado o 1° turno das eleições.
Vou citar o exemplo de florianopolis, pois é aqui que me escondo:
Andar no terminal de onibus da cidade já é um caos. Pessoas indo de vindo de vários lugares da ilha e continente... uma movimentação gigante de pessoas todos os dias, então é para ali mesmo que vão as propagandas de políticos. É IMPOSSÍVEL andar no terminal em época de eleição... muita propaganda, muita bandera, muito santinho, muita gente chata e mal educada... todos ficam estressados! Isso faz mal para o povo... com atitudes como essa o povo fica irritado e estressado com as eleições.
E comentando sobre a faculdade para político... isso é inviável em termos de democracia. Eu concordo plenamente com a tua opinião... ter curso superior específico e tal, evitariamos desastres politicos como o Lula, mas acabaria com a democria em que é baseada as eleições. Tudo é feito para que se os catadores de lixo de florianopolis lançarem um candidato eles tenham condição de elege-lo para assegurar seus direitos... e nisso se baseia a democraria... todos podem votar... todos podem concorrer, claro que existe os critérios de idade e tal, pra não virar uma TOTAL palhaçada.
No resto é fazer aquilo tudo que tu falou... ir atrás do candidato e ver qual presta ou não... não é possível que com tanta gente pra ser eleita ao menos 1 não preste...
e só tu procurar direito, afinal de contas o teu futuro e de tua familia no fundo depende disso

abraço e se tu concorrer um dia, tem o meu voto x)
aeuheahueahea

RoGeR disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.